CURIO.WAV

INOVAÇÃO

Solução desenvolvida para reproduzir áudio de alta qualidade e com nível de sinal ruído extremamente baixo comparado com as soluções de aparelhos de encarte de 16Bits. Essa solução possibilita uma qualidade de áudio mais próxima de um pássaro ao vivo pelo resultado de um áudio mais rico em informações. Nosso aparelho executa arquivos 16, 24 e 32 Bits.

TECNOLOGIA

DE PONTA

Nossa tecnologia é baseada em processamento de áudio compatível para necessidade de arquivos de 24 e 32 bits. Desta forma, não realiza qualquer conversão ou tratamento de dados, para garantir uma entregar aos falantes em conformidade ao arquivo de áudio. 

Além disso, nossas placa são protegidas pelo revestimento de grau eletrônico Novec que cria uma camada oleofóbica e hidrofóbica uniforme e ajuda a cobrir as superfícies de um componente, conferindo-lhe repelência de umidade, óleos, sujidade, sujidades em cavidades complexas e outros contaminantes ambientais.

PORQUE 24 BITS?

Fidelidade do Áudio

Essa taxa de bits é normalmente utilizada em aplicações de áudio de alta definição. Ou seja, quanto maior for a quantidade de bits, maior a fidelidade do áudio digital ao seu áudio de origem. Logo abaixo temos uma tabela da resolução em bits, e como o bit rate pode afetar a dinâmica do áudio. Cada bit que é acrescentado na amostra corresponde a um acréscimo de -6dB na escala dinâmica. Portanto, isso quer dizer que sua amostra pode representar uma diferença de -6dB por bit de resolução.

3 bits - 8 Valores - 18 dB
4 bits - 16 Valores - 24 dB
5 bits - 32 Valores - 30 dB
6 bits - 64 Valores - 36 dB
12 bits - 4.096 Valores - 72 dB
16 bits - 65.536 Valores - 96 dB
24 bits - 16.777.216 Valores - 144 dB

Não que, necessariamente, 16 bits seja o suficiente para que possamos adaptar às diferentes mídias. Mesmo porque também possuímos limitações de estrutura de ganho, seja quando o data de áudio é lido com essa profundidade dinâmica ou quando utilizamos um processamento de dados antigo, incapaz de realizar cálculos de forma mais eficiente em números muito elevados ou muito pequenos.

Tal contexto gera problemas para algumas mídias com maior resolução, assim como pode ocasionar limitações na própria estrutura de ganho, na qual plugins e a engine do software possuem limitações de cálculo. Por isso, resulta em um fonograma com menos dinâmica e menos headroom.

Gravações em 24 bits fazem um registro das performances com maior detalhamento e maior tolerância a variações de volume. Isso faz com que áudio digital fique muito fiel ao áudio original.

A qualidade do áudio gravado fica muito maior que em outras gravações, principalmente nas passagens de volume mais baixo. Quando você grava em 24 bits, o range dinâmico é maior e o ruído de fundo de gravação resultante do áudio digital é 48dBs mais baixo do que gravações em 16 bits. Mas é bom lembrar que ao gravar em 24 bits você precisa levar o espaço em disco em consideração, assim como a velocidade de transmissão de dados de seu cartão ou pendrive. Isso porque o tamanho do arquivo de áudio em uma gravação em 24 bits pode ser até três vezes maior.

As gravações em 24 bits oferecem um detalhamento e faixas dinâmicas suficientes para os áudios. Então, quando falamos sobre gravações em 32 bits, estamos começando a entrar em uma representação numérica que pode ser chamada de “ponto-flutuante”, mas sem esquecer de que já há conversores dedicados que realizam pontos fixos em 32 bits. Além disso, em 32 bits o resultado da matemática que envolve o processo de mixagem é muito mais preciso. Não há necessidade de realizar arredondamentos.

Taxa de Amostragem

Nosso aparelho foi dimensionado conforme a limitação disponível do ambiente operacional, onde hoje temos uma limitação do subsistema de som em taxas de até 192 kHZ. Ou seja, qualquer sistema baseado em ambiente operacional será limitado a uma taxa de amostragem do drive. Hoje existe recursos de programação que possibilite o reconhecimento de uma taxa  384 kHZ, mas optamos pela limitação do drive. 

Buscamos também apresentar gravações em conformidade aos limites de estúdios, como equipamentos relacionados para gravação por exemplo, objetivando uma entrega real de áudio. Nosso teste prático apresentou um resultado positivo no encarte de curiós em alguns dialetos de canto e também verificamos uma taxa de amostragem ideal para a possibilidade downgrade sem prejudicar um criador.